sábado, 10 de janeiro de 2009

A Verdadeira Religião

Um destes dias, ouvi uma reportagem num dos canais de televisão a propósito de um ritual que acontece todas as segundas-feiras há mais de 80 anos, na Igreja de Santo António em Lisboa, que consiste na entrega de dois pães mais uma nota de 5 Euros a pessoas carenciadas.
Embora me considere católico não praticante a minha opinião sobre a religião católica, alias sobre todas as religiões, mas essencialmente sobre a católica pois é nessa que a opulência sobressai duma forma até cruel, é uma opinião bastante critica e condenatória.
Depois de assistir á tal reportagem da entrega das duas carcaças (bastante generosas por sinal), mais a tal nota de 5 euros e de ouvir alguns testemunhos de pessoas que nunca perdem uma dessas segundas-feiras, pois alguns é mesmo com o que sobrevivem, fiquei com um sentimento, que ainda hoje não consigo descrever.
Depois de algumas pesquisas e na esperança que a religião estivesse mesmo a mudar, cheguei á conclusão que esse ritual já é antigo e se deve apenas a Santo António, e mais lamentável ainda é que pelo que percebi aqui no nosso país, apenas se realiza nessa igreja.
Toda a gente sabe que nesta religião existem dezenas talvez até centenas de Santos, assim como existem também centenas, talvez até milhares de igrejas só em Portugal, sabemos ainda que em Fátima existe um Santuário que entram naquelas caixas de esmolas, milhares talvez até milhões de euros, tantos que nem sabem o que lhes fazer, dando-se ao luxo de construir nos dias de hoje, igrejas com portas de Bronze, que mais parecem os palácios dos Árabes donos dos poços de petróleo.

Proponho portanto o seguinte:
- Que todos os outros Santos passem uma procuração para serem representados pelo Santo António.
- Que todos os Bispos, Arcebispos, Monsenhores e demais hierarquia, visto que não são nenhum governo, nem pelos vistos sabem governar nada, apenas governam e gerem as suas próprias despesas, apresentem demissão, seriam substituídos por aquela ordem de padres que se recusam a ter dinheiro e contas bancárias e que gostam de ir para África em missões humanitárias.
- O Papa, Bispos, Arcebispos, e os restantes que o rodeiam lá no Vaticano, todos enviados em missões humanitárias para África, para ai perceberem que já estavam a viver no céu mesmo antes de morrerem.
- O Vaticano e aquelas instalações todas seriam alugadas á CEE, onde poderiam centralizar todas as suas instituições: Banco Central Europeu, Parlamento Europeu, Etc. (já imaginaram só a renda daquilo quantos pães dava).
- Em todas as cidades apenas bastaria uma os duas igrejas, mas igrejas com portas abertas, sem quaisquer mordomias, que serviriam para fazer a tal distribuição dos pães e claro a nota (que na altura já podia ser de 100), e onde podiam dormir os sem abrigo, as restantes igrejas eram também alugadas.
Agora imaginem como seria o mundo com estas medidas… Dá que pensar não dá?

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente ideia, estes palacetes todos as moscas e pessoas a dormir na rua. Cristo nao era isto que apregoava, esta opulencia toda.

Anônimo disse...

Querido amigo,quando Jesus Cristo veio ao Mundo, tenho a certeza absoluta que era para ajudar os pobres, os injustiçados e os desventurados da vida. Com os exemplos de opulência que a Igreja Católica nos dá, Deus estará a pensar neste momento: para que é que eu sacrifiquei o meu único filho? O resultado é este? Que gente é esta que fecha as Igrejas para que não se possa lá entrar?Uma sociedade onde as escolas têm guardas à porta e as Igrejas estão fechadas, é uma sociedade doente... . Foi fácil descobrir o autor,tanta sensibilidade só podia estar numa pessoa!Havemos de ir de férias um dia qualquer, quem sabe para as Ilhas Espanholas. Continua. PARABÉNS!!!!