"A Presidência da República condecorou com a Ordem do Infante D. Henrique, uma das mais importantes em Portugal, o chinês Jin Guoping. A cerimónia foi presidida por Mota Amaral, que é chanceler das Ordens Nacionais, e está a causar polémica pois trata-se de um cidadão condenado em 1994 a 15 meses de prisão (com pena suspensa) por auxílio à imigração ilegal.
Jin Guoping, historiador e investigador ligado à Fundação Macau, recebeu esta semana o diploma e as insígnias do grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, por decisão de Cavaco Silva. Após vários pareceres, Cavaco Silva, que para além de Presidente da República também é Grão-Mestre das Ordens Honoríficas, aceitou a atribuição da categoria de comendador da Ordem do Infante. A cerimónia realizou-se no Palácio da Independência, esta terça-feira. "
Um comentário:
Mas... sabe o senhor quem é este historiador? sabe que tipo de "tráfico" humano fazia da China para o mundo? Não?
Então esclareço-o: ajudava os perseguidos de Tiananmen a fugir para o Ocidente, tal como muita gente fez com os alemães da RDA. Este homem é um historiador de primeira categoria, um especialista acerca da expansão portuguesa na Ásia. Mereceu a condecoração e olhe, eu não sou republicano, nem simpatizante do sr. cavaco Silva. Neste caso, Belém fez bem e o que pela imprensa se lê, é propaganda da embaixada chinesa, que odeia dissidentes, como pode calcular.
Postar um comentário